Governo centraliza folha de pagamento de aposentados e pensionistas no Decipex
O governo transferiu a gestão da folha de pagamento e cadastro de servidores aposentados e pensionistas que estavam vinculados à Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia na Bahia (SRA/ME/BA) para o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, com sede em Brasília(DF). mudança ocorre por determinação do Decreto nº 9.498, de 10 de setembro de 2018, a partir do dia 02 de setembro de 2020.
A partir desta centralização, a análise, concessão e publicação de atos de aposentadorias e pensões, assim como as respectivas demandas de alteração cadastral, pagamento, benefícios, ressarcimento, cadastro e desbloqueio de e-mails, além do atendimento de demandas judiciais, entre outros, passará a ser efetuado pelo Decipex.
Ainda assim, a SRA-BA permanecerá fazendo a orientação e o serviço de recepção de documentação (protocolo) para os servidores aposentados e para os pensionistas que necessitarem de atendimento presencial.
Os trabalhadores precisam ficar atentos à informação de que, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19), os atendimentos devem ser realizados pelos canais digitais e eventual documentação encaminhada pelo protocolo digital 5.
CANAIS DE ATENDIMENTO DECIPEX
ATENDIMENTO
o Central: 0800 978 9004
o Coordenação de Atendimento – COATE/DECIPEX:
(61) 2020.2915
(61) 2020.2981
(61) 2020.2923
(61) 2020.2996
(61) 2020.2967
Atendimento online por meio do:
o Portal Gov.br: para aposentados e pensionistas ou representantes solicitarem serviços. No campo de busca digitar DECIPEX. www.gov.br
o Os serviços disponíveis no gov.br são:
Auxílio funeral - link
Isenção Imposto de Renda - link
Contracheque - link
Ficha financeira - link
Desbloqueio de senha - link
Comunicado de falecimento - link
Comprovante extra SIAPE - link
o Protocolo Eletrônico: para portadores em geral e interessados
o https://protocolo.planejamento.gov.br/protocolo/login
o Peticionamento Eletrônico: para pessoas físicas e jurídicas na condição de interessadas, órgãos e entidades
o https://www.gov.br/pt-br/servicos/peticionar-eletronicamente documentos-ao-ministerio-da-economia
o Sigepe - módulo requerimento: para aposentados e pensionistas apresentarem requerimentos gerais
https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login?service =https%3A%2F%2Fservidor.sigepe.planejamento.gov.br%2FSIGEPE PortalServidor%2Fprivate%2Finicio.jsf
- Atendimento Presencial
O atendimento Presencial aos aposentados e pensionistas do DECIPEX realizado pelas unidades regionais do Ministério da Economia.
FAÇA VOCÊ MESMO
A Diretoria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia elaborou uma série de vídeos para auxiliar na utilização do SIGEPE.
• SIGEPE – Desbloqueio de Usuário - link
• SIGEPE – Esqueci minha Senha - link
• SIGEPE – Acessando o Módulo Requerimento - link
• SIGEPE – Menu de Navegação - Módulo Requerimento - link
• SIGEPE – Solicitando e anexando documento - Módulo Requerimento - link
AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
• DESBLOQUEIO DE SENHA SIGEPE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS:
o Enviar e-mail para sgp.decipex.atend@planejamento.gov.br
• ASSUNTOS RELATIVOS À PROVA DE VIDA:
o Enviar e-mail para: sgp.decipex.recad@planejamento.gov.br
• DEMAIS ASSUNTOS:
o Enviar e-mail para: sgp.decipex@planejamento.gov.br
Acesso ao SIGAC
Pesquisar no Google: SIGAC
Acessar: “Portal de serviços do Servidor”
Preencher CPF e Senha. Caso ainda não tenha cadastrado a senha, segue o passo a passo:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --- - - - - - - - - - - - - - - -
1º ACESSO:
Clicar em "PRECISA DE AJUDA?" e marcar a opção "PRIMEIRO ACESSO".
Preencher CPF e código / clicar em “Continuar”
Acessar o e-mail e entrar no link enviado
Após, confirmar os dados / clicar em “Continuar”
Preencher as seguintes informações conforme solicitado:
“Informe os dados cadastrais solicitados”
“Selecione as perguntas e preencha as respostas”
“Atualização de celular”
“Cadastro de senha”
Acessar “SIGEPE SERVIDOR E PENSIONISTA”
“Insira o CPF” / “Senha” / “Acessar”
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --- - - - - - - - - - - - - - - -
ESQUECEU A SENHA:
Clicar em "PRECISA DE AJUDA?" e marcar a opção "ESQUECI MINHA SENHA".
Seguir os mesmos passos do 1º acesso. A única diferença é que pedirá para responder às
perguntas: “Perguntas e respostas desafio”
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --- - - - - - - - - - - - - - - -
Depois de ter a senha cadastrada, acessar:
Para contracheque / Comprovante de rendimentos:
Clicar em:
“DADOS FINANCEIROS” (para obter os 12 últimos contracheques e Comprovante de Rendimentos
para declaração anual do Imposto de Renda); OU:
“ÚLTIMO CONTRACHEQUE” (se precisar só do último)
Para consignações:
Clicar em “CONSIGNAÇÕES” / “Gerar autorização de consignações” / Selecionar o banco / clicar em
“Gerar autorização” / o SIGEPE enviará a autorização para o e-mail cadastrado.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --- - - - - - - - - - - - - - - -
Para visualizar as telas e tirar demais dúvidas, consultar o site e clicar em
“Precisa de ajuda” / “Dúvidas frequentes”
Após cadastrar a senha, pode ser baixado no celular ou smartphone o aplicativo “SIGEPE MOBILE”